Projetos Finais

* Educadoras: Deborah e Cida
DISPOSITIVO INFORMACIONAL : BECEI Biblioteca Escola Crescimento Educação Infantil (Paraisópolis).

A ideia: fazer um levantamento geral sobre a biblioteca pra entender como ela interage com a comunidade, levantar algumas informações da BECEI na internet, fazer uma entrevista com o idealizador dessa idéia, o Claudemir e uma visita no espaço. Fazer alguns registros como fotos e vídeos.

· Iniciaremos a apresentação falando um pouco da história desse projeto;
· Na sequência as perguntas sobre os dispositivos dos espaços. E importância desse espaço para a comunidade;
· Disposição do acervo;
· Freqüentadores;
· Publicações;
· Ações;
· Doações;
· Finalizamos com os vídeos.

Nossa idéia é propor ao nosso grupo, e os demais grupos da Educação Cidadã uma visita à biblioteca de Paraisópolis para conhecer e se apropriar desse espaço.

* Educadoras: Flávia Martins e Sandra Mara
Análise dos seguintes dispositivos informacionais:

* Exposição Anne Frank- Uma História para Hoje - Local: CEU Paraisópolis. - Visita em Maio/2010.

* Exposição Shóa: Reflexões para um mundo mais tolerante! - Local: Sesc Pompéia. - Visita em Junho /2010

* Estação do Conhecimento Einstein - Espaço de conversas, reflexões, elaboração de pesquisas sobre os temas discutidos.

* Exibição de filmes relacionados ao tema: Escritores da Liberdade, O Pianista, O menino do pijama listrado e a A vida é bela.

Visitas virtuais: http://www.mostrashoa.com.br/

Proposta para o Trabalho - Narrativa do processo de trabalho com a temática do Holocausto e da Intolerância nos dias de hoje, o qual foi desenvolvido com os grupos de 12-15 anos manhã e tarde da Ed. Cidadã e que será finalizado com uma exposição na Estação do Conhecimento Einstein intitulada: "A intolerância no mundo: do holocausto aos dias de hoje" (Agosto/2010).

* Educadora: Elizabeth Fidalgo
DISPOSITIVO INFORMACIONAL: Portal de informações na internet "Sua pesquisa" - www.suapesquisa.com.br

DESCRIÇÃO: O trabalho se propõe a analisar o portal virtual como fonte de informação para as pesquisas realizadas pelos grupos, observando a funcionalidade do dispositivo, a estética, a navegabilidade, a confiabilidade dos conteúdos, indicação de faixa etária e possibilidades de uso deste dispositivo. Além dessa reflexão sobre o dispositivo, o trabalho propõe uma atividade com o objetivo de experimentar concretamente a ferramenta.

* Educadoras: Elizabete Santos, Creuza e Zuleika
DISPOSITIVO INFORMACIONAL: Visita à exposição TEREZA D’ AMICO: 1957 – 1965 (Pinacoteca) – Agosto/ 2010.

PROPOSTA: apresentar a artista Teresa D’Amico para as crianças (6 a 8 anos), contando um pouco do que ela fez e suas obras, mas não seria uma coisa muito detalhada, porque o próximo passo seria as crianças pesquisarem no computador a obra e a vida da artista. Nesse momento as crianças levantariam perguntas e palavras-chaves, para procurar no computador. A sequência de atividades prevê a visita à exposição e a criação de obras inspiradas na artista. Ao final, haverá uma exposição com os trabalhos das crianças na Estação do Conhecimento Einstein.

Sites relacionados: www.pinacoteca.com.br; www.revista.agulha.nom.br http://www.itaucultural.org.br/
 
* Educadoras: Daniele, Mônica e Priscila
DISPOSITIVO INFORMACIONAL: Visita à exposição PORTINARI EM ISRAEL (Centro da Cultura Judaica) – Agosto/ 2010.

PROPOSTA: Apresentar um outro dispositivo de pesquisa aos educandos de 6 a 8 anos, por meio da visita à exposição e à sala de leitura, onde poderão encontrar entrevistas, clipping completo referente à viagem de Portinari a Israel e livros de referência sobre o artista, ilustrados por ele mesmo. Apresentar a vida de Cândido Portinari, quando ainda era Candinho, por meio de contação de história e slides

* Educadoras: Cristiana e Veridiana
DISPOSITIVO INFORMACIONAL: Festival Internacional de Animação do Brasil – ANIMA MUNDI 2010.

Proposta: As educadoras irão participar do festival e analisar o site www.animamundi.com.br.

Para as crianças será apresentado o DVD do festival e uma conversa sobre esses dispositivos - linguagem de animação e a informação via website.
 
* Solange
Dispositivo Informacional: ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO EINSTEIN

Proposta: narrar as estratégias, a metodologia do Plano de Pesquisas e o uso dos dispositivos informacionais presentes no espaço da Estação do Conhecimento Einstein, os quais foram implantados pela equipe de educadoras e que resultou na exposição “Compartilhando nossas descobertas” (Junho/ 2010). Além dessa análise, pretende-se apresentar os encaminhamentos para a apropriação dos diferentes instrumentos de pesquisa - atividade “Aprendendo a Pesquisar” - que foram desenvolvidos pelas educadoras com os grupos de crianças e adolescentes.