Passos da Pesquisa

Profa. Ivete Pieruccini - Colaboratório de Infoeducação ECA/USP - Maio/2010



Primeiro - Identificação do objeto

  • Levantamento dos conhecimentos prévios
  • Contextualização do objeto
  • Escolha do foco da pesquisa: a discussão com o grupo
  • Elaboração de um esboço provisório e de um plano de trabalho

Segundo – Busca das fontes de informação
  • Identificação das fontes e ferramentas necessárias
  • Captura de informações por meio de palavras-chaves
  • Busca dos documentos que parecem pertinentes

 Terceiro – Seleção dos documentos 
  • Classificação e seleção dos documentos obtidos
  • Identificação dos conteúdos necessários
  • Anotação das referências

Quarto – Seleção das informações 
  • Leitura rápida dos documentos
  • Leitura atenta dos documentos
  • Classificação das anotações e revisão do plano provisório

Quinto – Tratamento da informação 
  • Análise das informações coletadas
  • Reflexão face ao problema proposto no trabalho

Sexto – Comunicação dos resultados

  • A redação do trabalho
  • Verificação das informações anotadas
  • Citação das fontes
  • Revisão geral do trabalho

Sobre palavra-chave - A linguagem natural


Tradução e adaptação Ivete Pieruccini


A linguagem natural é a língua utilizada correntemente em todas as atividades da vida cotidiana. Conforme o contexto, o nível da linguagem será familiar, técnico, poético, acadêmico, literário, diplomático, administrativo... Muitos termos são sinônimos, antônimos; são específicos ou genéricos, por exemplo. Esta diversidade ilustra a riqueza da língua. Geralmente, os títulos das obras são redigidos em linguagem natural, para facilitar a compreensão dos leitores.


Na linguagem natural, pode-se escolher um termo, ou um conjunto de termos para descrever, representar, ilustrar ou sintetizar um tema ou idéia de um texto, de uma situação, etc. O termo escolhido torna-se, assim, uma palavra-chave. Esta palavra-chave permite que se identifique o que é importante ou o que deve reter para compreender o essencial sobre um assunto. Conforme o caso, a palavra-chave tem um sentido geral ou específico.
A utilização da palavra-chave, ou de um conjunto de palavras-chaves, é uma estratégia eficaz para identificar um tema de uma pesquisa de informação na biblioteca ou na internet. Também, nesta perspectiva, quanto mais a palavra-chave for precisa e pertinente, mais a pesquisa irá deslanchar, tornando mais fácil a localização das informações desejadas. Além disso, a utilização da palavra-chave torna-se essencial para fazer ponte com as linguagens especializadas dos diversos domínios do conhecimento humano.

A linguagem controlada utiliza termos escolhidos, precisos e unívocos com a finalidade de evitar interpretações de sentidos. Neste espírito, o mundo da biblioteconomia desenvolveu linguagens documentárias, para facilitar a identificação de fontes de informação, para estabelecer relações de sentido entre os termos tendo em vista descrever os conteúdos de um documento e indexar a informação nele contida. A linguagem documentária, portanto, é constituída de termos escolhidos, pertencentes a um vocabulário normalizado, cuja finalidade é diminuir a ambigüidade dos termos utilizados e estabelecer elos, conexões de sentido entre eles, tendo em vista aumentar a eficácia da busca e de seus resultados.


Disponível em francês em: [www.ebsi.umontreal.ca/jetrouve/bibliogr.htm ]